Buscar
  • Odonto Passos

Dezesseis milhões de Brasileiros vivem sem nenhum dente

Atualizado: 23 de Jul de 2019

Matéria do Jornal Folha da Manhã (22/01/2019)

BEATRIZ SILVA (redação do Jornal Folha da Manhã)


SEGUNDO O IBGE E O IBOPE, CERCA DE 39 MILHÕES DE BRASILEIROS UTILIZAM PRÓTESES DENTÁRIAS. EM RAZÃO DO ALTO NÚMERO DE PESSOAS QUE PRECISAM DA REABILITAÇÃO DOS DENTES, A ODONTO PASSOS TRABALHA HÁ MAIS DE UMA DÉCADA OFERECENDO SERVIÇOS DE ALTA QUALIDADE.


Dr. Tiago Gambirasi, expecialista em implantes.

Conforme dados do IBGE e do Ibope, no Brasil, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que, desse total, uma em cada cinco delas tem entre 25 e 44 anos. A pesquisa ressalta ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.

De acordo com um dos profissionais atuantes na clínica Odonto Passos, o especialista em reabilitação oral, Tiago Adami Gambirasi, inúmeros fatores podem levar à perda de dentes, inclusive, o contexto histórico e socioeconômico do país.

“O alto índice de desdentados do Brasil pode ser explicado pelo expressivo número de pessoas mais velhas que, antigamente, ao ter uma cárie ou outra adversidade, optavam por retirar todos os dentes para utilizar dentaduras; existia esse mito de que dentes davam muito trabalho, e, então, seria melhor arrancar todos. Outro motivo é a condição financeira da população; em muitos lugares, tratar da arcada dentária pode ser inacessível”, explicou o dentista.

Ao compreender que a queda dos dentes é um dos fatores mais prejudiciais à qualidade de vida, e considerando a alta porcentagem de pessoas interessadas em recuperar a confiança e a autoestima por meio de um belo sorriso, a Odonto Passos atua há 12 anos como referência no setor odontológico, seja na elaboração de próteses (dentaduras), na colocação de implantes ou demais segmentos clínicos e cirúrgicos.

Muitas vezes, a dentadura costuma ser a primeira opção de quem procura por “substitutos”, no entanto, as próteses fixas, sustentadas por implantes dentários (estruturas de titânio) que substituem as raízes dos dentes, e servem como base para a prótese, têm se tornado cada vez mais popular.

Cada paciente escolhe uma alternativa de acordo com o que acha melhor. Porém, as próteses fixas são consideradas mais eficazes, pelo fato de o paciente não precisar removê-las todos os dias para a higienização, por não ficarem deslizando na boca e provocando, muitas vezes, machucados e alterações na gengiva”, explicou Gambirasi.

Enquanto as dentaduras convencionais devolvem apenas 25% da função mastigatória a quem tem todos os dentes, quem possui implantes volta a ter 75% da mastigação. Esse índice é fundamental para quem se preocupa com o bom aproveitamento dos alimentos.

“Infelizmente, as técnicas atuais ainda não permitem que os dentistas devolvam 100% da função mastigatória, porém, 75% já é um grande avanço para uma técnica tão nova. O histórico do procedimento dos implantes é bastante ‘jovem’, tem apenas 20 anos, e, desse total, há 12 anos realizamos esse método, o que nos garante uma ampla experiência e a possibilidade de estarmos sempre nos adaptando, conforme as novas técnicas e transições”, completou Gambirasi.

Visto que o implante dentário é um procedimento que depende da resposta do organismo de cada paciente, o tratamento não se resume apenas à metodologia cirúrgica da colocação do pino de titânio. “Antes do implante, é necessária uma consulta avaliativa. Em alguns casos, quando não há volume ósseo suficiente para suportar o implante, é necessária a colocação dos chamados enxertos, a fim de dar a base ideal para a implantação dos pequenos parafusos”, disse o dentista.

Em relação ao tempo estipulado para a finalização do procedimento, Tiago Gambirasi explicou que existem muitas variáveis. “O tratamento pode divergir de três dias a seis meses. Em algumas vezes, começamos na segunda, fazemos os testes na terça, e quarta temos tudo pronto para a entrega. Já em outros momentos, o processo dura um pouco mais, depende da quantidade e da qualidade óssea que a pessoa tem, da região bucal onde vão ser instalados os implantes, assim como depende do processo de cicatrização”.

O especialista ainda contou que, em alguns casos, as próteses superiores precisam de mais tempo para serem finalizadas. “No caso superior, o osso é mais fraco e esponjoso em relação à nossa mandíbula, que possui um osso mais rico e duro, onde conseguimos um travamento melhor dos parafusos e, consequentemente, conseguimos finalizar o tratamento mais rapidamente”.

Existem inúmeros tipos de implantes no mercado odontológico. E, por esse motivo, a Odonto Passos trabalha com os que garantem as melhores cicatrizações e eficiência; o mesmo acontece com as próteses a serem inseridas sobre os implantes, que atingem altos padrões de realismo e durabilidade.


Nova Odonto Passos

Em vista de todo o processo necessário para a finalização e entrega dos implantes, a Odonto Passos conta, atualmente, com um novo endereço, cujo ambiente é preparado para atender a pacientes que precisem de mais conforto e segurança. A clínica atual, com ambientes pensados para garantir comodidade, também é um fator primordial para garantir agilidade e eficiência em todo o processo.

Nas amplas salas onde ocorrem os primeiros atendimentos e as cirurgias, o cenário oferece, além do bem-estar, equipamentos altamente tecnológicos, que permitem o melhor acompanhamento de cada circunstância.

Além das salas para o atendimento convencional, a Odonto Passos ainda conta com ambientes de pré e pós-operatório; a alternativa é um meio para oferecer hospitalidade a quem permanece horas na unidade e aos pacientes que saem de diferentes cidades para vir ao município, em busca de assistência diferenciada.

“Os pacientes costumam ficar satisfeitos e nos indicar para amigos e familiares, que acabam saindo de suas respectivas cidades na procura de atendimento de qualidade. Pensando nas horas de viagem enfrentadas e no tempo das cirurgias, criamos as salas de descanso, para que eles se sintam bem e mais acolhidos”, complementou.

A Odonto Passos ainda conta com uma equipe multiprofissional para garantir os demais serviços odontológicos, tal como tratamentos gerais e endodônticos. Outro mecanismo para garantir a comodidade é o estacionamento próprio da clínica, no qual os visitantes não precisam se preocupar com seus veículos expostos nas ruas.

Os interessados em realizar uma consulta na referência em tratamentos de implantes e estética dental em Passos e investirem em um belo sorriso, podem conferir a estrutura localizada na rua Sabará, 131, ou agendar uma consulta por meio dos telefones (35) 3522-8882 e (35) 9 8833-8882.

15 visualizações